Venda o seu imóvel com estratégia

5 dicas para vender o seu imóvel com estratégia

Como em qualquer projeto, a execução sem objetivos nem estratégia pode levá-lo a investir tempo e dinheiro num plano que não vai ao encontro das suas necessidades. Estruture uma estratégia para a venda do seu imóvel com as 5 dicas que lhe deixo e garanta o sucesso do seu negócio, esteja a vender sozinho ou com uma imobiliária.

5 dicas para vender o seu imóvel com estratégia. Siga o passo a passo de um negócio de sucesso.

  1. Defina os objetivos do negócio
  2. Escolha com que preço quer dar entrada no mercado
  3. Trace uma estratégia de comunicação para o imóvel
  4. Analise os estados documental e físico do imóvel
  5. Decida se avança com ou sem imobiliária

 

5 dicas para vender o seu imóvel

 

1 – Defina os objetivos do negócio

Quando põe o seu imóvel à venda, deve antes de mais, identificar as suas necessidades. Existem 4 grandes tipos de objetivos:

  1. Obter o maior valor possível;
  2. Vender o mais rápido possível;
  3. Obter liquidez rapidamente;
  4. Vender de forma sigilosa.

 

2 – Escolha com que preço quer dar entrada no mercado

Para falarmos de preço, há um facto que vai ter que aceitar: O preço de um imóvel é aquele que alguém paga por ele, não aquele que idealiza ou precisa para realizar outro projeto. Quando colocar o seu imóvel no mercado, deve ter uma análise bastante correta dos preços praticados naquela zona e quais as suas tendências.

Se colocar um preço acima dos preços praticados à espera que apareça alguém que pague, essa pessoa pode nunca aparecer e o imóvel acabar por ser vendido abaixo do valor de mercado.

Se colocar ligeiramente abaixo do preço de mercado, consegue vender depressa e gerar bastante procura. Se a promoção for adequada, por vezes, chega a ser possível vender acima do valor que estamos a pedir, pois conseguirá gerar nos compradores a sensação que é uma boa oportunidade de negócio.

Se lançar o imóvel com o preço que o mercado indica, provavelmente conseguirá fazer uma venda equilibrada entre o tempo e o valor pretendido.

 

3 – Trace uma estratégia de comunicação para o imóvel

A estratégia de comunicação depende muito do tipo de imóvel que pretende vender. Se este tiver um negócio em funcionamento, como um restaurante, hotel, ou outro do género, deve comunicá-lo num circuito fechado, usando uma base de dados ou grupos de interesse, sem fazer qualquer tipo de promoção on-line, que possa deteriorar o negócio que está em funcionamento.

Na grande maioria dos casos, deve comunicar a venda do seu imóvel em todos os principais portais, para que seja encontrado onde a grande parte das pessoas os procuram.

 

4 – Analise os estados documental e físico do imóvel

Temos o estado documental e o estado físico do imóvel. Em relação à documentação do imóvel, esta deve ser sempre tratada por um profissional qualificado, como um advogado ou solicitador. Até porque, se um dos seus objetivos for uma venda rápida, é bom que a documentação esteja previamente tratada. Além disso, garante que não vai ter problemas legais com a venda. Ninguém gosta disso.

Quanto à preparação física do imóvel, tem de decidir se vai vender o imóvel como está ou fazer alguma intervenção que se reflita num aumento do preço de venda acima do investimento. Faça as contas e, caso opte por fazer intervenções, veja se vale a pena avançar para uma remodelação ou se faz apenas pequenos arranjos para facilitar a venda. Todas estas opções estratégicas vão alterar o preço de venda, o tempo de venda e o trabalho que vai ter com a mesma.

 

5 – Decida se avança com ou sem imobiliária

Vai ter que ponderar as vantagens e desvantagens desta escolha em 3 áreas:

  • Dinheiro;
  • Tempo;
  • Segurança física e processual.

Pondere os prós e os contras, mas o meu conselho é trabalhar com uma só imobiliária, em regime de exclusividade. Garanta que esta lhe presta o nível de serviço que necessita para atingir os seus objetivos. Exija que todos os serviços que está a contratar venham escritos com pormenor e assinados pelo responsável da empresa.

 

 

Conclusão

Sejam quais forem as suas opções estratégicas, agora é a altura de entrar em ação. Case necessite de mais detalhes, consulte os meus vídeos no YouTube e garanta que tem a sua estratégia totalmente definida e escrita.

Para o ajudar a arrancar, criei um workbook que pode descarregar no link abaixo. Este documento vai ajudá-lo a acompanhar todo o processo de venda e atividades ligadas à mesma.

 

Até ao nosso próximo vídeo!

 

Qualquer dúvida, deixe nos comentários.

Desejo-lhe um negócio de sucesso!

Obrigado,

Hugo Silva

@gonow.com.pt

 

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