Mediação imobiliária. O que esperar do serviço de acompanhamento?

Mediação imobiliária. O que esperar do serviço de acompanhamento?

Se está disposto a recorrer a um serviço de mediação imobiliária para vender o seu imóvel, é natural não saiba ao certo o que esperar de um serviço de mediação imobiliária ao nível do acompanhamento ao longo do processo. A sensação pode ser ainda pior, se não souber nada sobre este mercado ou não tiver gostado de ouvir o que se passou com os seus amigos na mesma situação. Pode exigir saber tudo, todos os dias? Deve esperar que o consultor faça o seu trabalho? Mas e se não concordar, quantos pontos de situação é aceitável pedir-lhe? E sobre que assuntos? A verdade é que a venda de uma casa é um acontecimento muito importante na sua vida e faz todo o sentido que queira estar envolvido.

Mediação imobiliária. O que esperar do serviço de acompanhamento?

Vou explicar-lhe tudo sobre o acompanhamento que lhe deve ser prestado, dividindo o assunto em 3 fases:

  1. Antes do imóvel estar à venda
  2. Durante a venda do imóvel
  3. Depois da venda do imóvel

 

 

Antes do imóvel estar à venda

Nesta primeira fase, o serviço de mediação imobiliária deverá ter como foco, apoiá-lo na tomada de decisão e na preparação do imóvel para a fase de promoção. Estas primeiras decisões são estruturais para toda a estratégia de venda, por isso deve levá-las a sério e basear-se em dados relevantes para que tudo corra bem e possa fazer um negócio de sucesso.

5 pontos-chave antes de colocar o seu imóvel no mercado:

  1. Defina objetivos pessoais a atingir com a venda do imóvel. Interessa-lhe ficar com o maior valor possível, vender o mais rápido possível ou ter o maior sinal possível, no mais curto espaço de tempo?
  2. Opte pelo preço adequado para o imóvel, à luz do mercado e dos seus objetivos.
  3. Decida se vai trabalhar com uma ou mais imobiliárias. Neste ponto, aconselho sempre a trabalhar só com uma. A que tenha um nível de serviço que o permita atingir os objetivos e que se comprometa por escrito sobre o serviço que vai prestar.
  4. Conheça os trâmites legais e processuais da venda de um imóvel em Portugal.
  5. Prepare o imóvel para venda, tanto do ponto de vista documental, como da parte física e estética da casa.

(espreite os nossos vídeos no YouTube)

Mediação imobiliária. O que esperar do serviço de acompanhamento?

Durante a venda do imóvel

Nesta segunda fase, é fundamental medir a atividade do processo de venda do imóvel. Já se sabe que o que não se pode medir, não pode ser melhorado, certo? Para garantir que atinge os seus objetivos, o nível de serviço que lhe foi proposto tem de ser efetivo e ter acesso a relatórios com números e dados reais e atualizados.

Qual a informação mínima que os seus relatórios devem ter?

  • Presença em todos os principais portais imobiliários, como deve ter ficado acordado na assinatura do contrato de mediação. O seu imóvel deve estar posicionado nas 3 primeiras páginas de pesquisa de cada portal;
  • Número de pedidos de informação e visita;
  • Número de visitas;
  • Número de propostas e respetivos valores;
  • Opinião dos clientes compradores sobre o imóvel.

Os relatórios devem ter a periodicidade mínima de um mês, mas é recomendável que lhe sejam entregues de 15 em 15 dias. Deve recebê-los até à assinatura da escritura e não até escolher uma proposta e devem ser-lhe entregues por escrito, mesmo que haja uma conversa telefónica a acompanhar.

A informação presente nestes relatórios depois de aprovar uma proposta, deve mudar o seu foco e assumir um formato de check-list em pontos de situação relativos ao processo de formalização da venda, prazos e datas para marcar assinatura de CPCV.

 

Depois da venda do imóvel

Na terceira e última fase do processo de acompanhamento, o grande objetivo é ajudá-lo a ambientar-se rapidamente à sua nova condição de proprietário ou ex-proprietário, conforme tenha comprado ou vendido um imóvel, garantindo que fica com um guia prático nas mãos.

Este acompanhamento depende muito da qualidade e profissionalismo das pessoas com quem escolhe trabalhar. Deixo-lhe os pontos nos quais estes lhe deverão dar apoio:

  • Informações legais sobre deveres e direitos que adquiriu com a sua nova condição;
  • Informações úteis sobre serviços essenciais, como fornecimento água, eletricidade ou gás;
  • Todas as informações relevantes e específicas de utilização do imóvel adquirido.

Se tiver toda a informação sobre a venda do seu imóvel, em tempo útil, vai conseguir tomar melhores decisões e fazer melhores negócios.

 

Conclusão

Uma das coisas mais importantes a ter em conta na venda da sua casa é escolher a imobiliária certa com quem trabalhar. Não escolha de forma emocional ou pela dimensão, escolha pelo serviço que efetivamente lhe vão prestar.

Veja o vídeo do tema aqui.

 

 

Qualquer dúvida, deixe nos comentários.

Desejo-lhe um negócio de sucesso!

Obrigado,

Hugo Silva

@gonow.com.pt

 

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