Como promover um imóvel com recurso a uma imobiliária
Se contratou uma empresa de mediação imobiliária para vender o seu imóvel, parte do princípio que há um interesse comum em fazer o melhor negócio possível. Será que é mesmo assim? Normalmente não entregamos os nossos filhos a alguém sem saber o que vão fazer. Com um negócio passa-se o mesmo. Saber como promover um imóvel com recurso a uma imobiliária é fundamental para o sucesso do negócio. Faça algumas perguntas e alinhe ideias antes de assinar um contrato de mediação.
Como promover um imóvel com recurso a uma imobiliária
Estas são as 3 dicas a seguir para tirar partido dos serviços imobiliários na fase de promoção
- Marque presença nos principais canais de venda
- Crie um anúncio que venda para o seu imóvel
- Garanta o alinhamento dos seus objetivos com promoção feita pela imobiliária
Marque presença nos principais canais de venda
Para saber como promover um imóvel com recurso a uma imobiliária, temos que começar pelo principio. Os canais.
A forma como uma imobiliária trabalha a promoção de um imóvel, é determinante para o sucesso do negócio. Por um lado, se não estiverem alinhados com os seus objetivos, podem levá-lo a perder muito dinheiro. Por outro, têm acesso a ferramentas que um particular não tem e que devem ser exploradas.
Nos dias que correm, a grande maioria dos compradores procura imóveis na Internet. Se quer vender depressa e pelo melhor preço, tem de estar presente onde os compradores procuram.
Todas as imobiliárias lhe vão dizer que estão presentes na internet e nos principais portais imobiliários. Algumas dirão que estão presentes em 100 portais, mas o que é que isto quer dizer? Se não forem os portais mais procurados ou adequados a determinado público-alvo, não quer dizer absolutamente nada.
O importante é garantir que os imóveis estão publicados nos portais imobiliários mais representativos do mercado. Para lhe dar um exemplo, o portal imobiliário com mais visitas do mercado, representa mais de 50% do tráfego, segundo a similarweb.com.
Se o seu imóvel não estiver publicado nos principais portais, a perda de potenciais compradores será absurdamente grande. A probabilidade de não ter ofertas mais altas por falta de propostas concorrentes pelo imóvel, maior ainda.
Caso a imobiliária com quem trabalha queira publicar nas suas plataformas próprias, agradeça. Mas faça questão de estar presente nos principais portais desde o início da fase de promoção.

Se chegar a todo o mercado de potenciais compradores, gera mais contactos, mais visitas e mais propostas, conseguindo vender o seu imóvel mais depressa e a um preço mais alto.
Crie um anúncio que venda para o seu imóvel
A qualidade dos anúncios online é fundamental. Se esta tarefa não for levada a sério, o anúncio vai deixar passar a fase em que tem a vantagem de ser novidade, e em que tem mais potencial de gerar visualizações, não chamando a atenção ou não convertendo visualizações em interesse ou visita.
- Imagem – Uma boa reportagem fotográfica é essencial para uma boa promoção. As fotografias devem ser representativas da realidade e de qualidade profissional.
- Descrição – É fundamental ter um bom texto, simples de ler, com toda a informação útil detalhada, que privilegie descrições em lugar de adjetivos.
- Visibilidade – Em mercados de elevada concorrência, a publicação do imóvel tem que estar nas 3 primeiras páginas de pesquisa de cada portal. Caso contrário perde uma faixa grande de potenciais interessados que não têm paciência para ir além disso. Monitorize e melhore o anúncio sempre que necessário.
Garanta o alinhamento dos seus objetivos com promoção feita pela imobiliária
Os três passos para garantir que as promessas se tornam realidade são as seguintes:
1º Passo – Solicite à empresa de mediação imobiliária um plano de ação com todas as ações a realizar e respetivos prazos. Este plano deve ser devidamente assinado pelo representante legal da empresa e não só pelo consultor com quem está a falar, garantindo assim a inteira responsabilidade da empresa. O plano de ação deve ser um anexo ao contrato de mediação imobiliária e, caso não seja cumprido, deve ficar explicito que é motivo para rescisão.
2º Passo – Acompanhe e verifique a aplicação do plano de promoção em todos os canais onde ficou acordado estar publicado. Esta ação deve ser realizada a cada 15 dias.
3º Passo – Solicite um relatório de acompanhamento com periodicidade mínima de um mês, onde vai conseguir, juntamente com a empresa de mediação imobiliária, ver os resultados obtidos e fazer alguma melhoria que seja necessária.
Perguntas a fazer antes de assinar contrato:
Para ter a certeza de que a empresa imobiliária com que trabalha, tem os seus interesses alinhados com os seus, que se foca em realizar o melhor negócio possível e não apenas em poupar tempo ou arrecadar a maior comissão possível, é necessário fazer algumas perguntas antes de assinar um contrato de angariação, que garantam que a promoção on-line chega a todo o mercado:
- Com que portais imobiliários têm contrato?
- Esses contratos são diretamente com a empresa de mediação imobiliária ou o é consultor, que por sua conta e risco, faz a publicação? Se for o consultor, normalmente os resultados são piores, existindo o risco do anúncio ao imóvel ficar mal posicionado.
- Os contratos que a imobiliária tem com os portais preveem o destaque dos imóveis? Esta ferramenta permite aparecer nas primeiras posições.
- Pretendem utilizar destaques no meu imóvel?
- Vão publicar o meu imóvel em todos os portais que têm contratados? Desde do início da promoção?
NOTA: Para ser possível prestarem-lhe este nível de serviço de promoção, tenha em conta que a imobiliária tem que ter um contrato em regime de exclusividade, para que o investimento na promoção tenha o respetivo retorno.
Conclusão
Concluindo, se quer vender o seu imóvel rapidamente e ao melhor preço, tem de estar presente nos principais portais imobiliários disponíveis em Portugal!
Veja o vídeo do tema aqui.
Qualquer dúvida, deixe nos comentários.
Desejo-lhe um negócio de sucesso!
Obrigado,
Hugo Silva
