Como promover um imóvel para venda

Será que tirar umas fotografias e colocar nos portais de imobiliário é suficiente para vender o seu imóvel? Descubra neste artigo como promover um imóvel para venda e concluir um negócio de sucesso.

É um erro pensar que basta tirar umas fotografias e colocá-las num dos portais de imobiliário disponíveis. Esta seria pela certa uma forma muito simplista de abordar a questão e não a forma de obter os melhores resultados.

Existem três fases no processo de promoção de um imóvel e todas elas têm a sua importância. Para conseguir um bom negócio, é essencial não descurar nenhuma das fases. Descubra quais são neste artigo.

 

Como promover um imóvel para venda

Para obter os melhores resultados na promoção do seu imóvel é essencial não ignorar nenhuma das fases que lhe indico. Em primeiro lugar devemos fazer a Preparação do imóvel para promoção, depois passamos à execução da promoção e por último é essencial fazer uma correta avaliação dos resultados.

1ªfase – Preparação do Imóvel para promoção.

Quando falámos sobre estabelecer o custo justo para colocar o seu imóvel à venda, falámos também sobre os cuidados a ter e pequenos arranjos que devem ser feitos antes de colocar o imóvel no mercado. Isto é também muito importante para a fase de promoção do imóvel. Quando iniciamos a promoção é essencial garantir que a casa está na melhor versão possível. O objetivo não é que faça parecer aquilo que não é mas sim garantir que o imóvel está em condições de ser promovido. Ao garantir isto,  garante também que se possa fazer uma boa reportagem fotográfica por exemplo. Como é sabido uma boa imagem vale mais do que mil palavras por isso ter boas fotos do seu imóvel pode sim fazer a diferença.

Tenha em atenção estes aspetos:

  • Arrumação e decoração

A casa deverá estar impecavelmente arrumada e decorada e sem excesso de mobília. Se apresentar uma casa desarrumada ou com muita mobília poderá passar a sensação que é uma casa pequena ainda que não o seja.

  • Reportagem fotográfica

Preferencialmente esta deve ser feita por um fotógrafo especializado em interiores. São eles que possuem conhecimento e equipamento que permite realizar um trabalho de eleição. O objetivo é obter fotos representativas da realidade mas que deixem uma boa imagem do imóvel.

  • Texto descritivo do imóvel

É essencial que seja redigido em português cuidado e deverá sempre fazer justiça ao imóvel. A descrição deve ser precisa mencionando não só as características do imóvel por dentro e por fora mas também é importante descrever a envolvência, dando a conhecer o local onde o imóvel se insere.

 

Estes 3 pontos são o mínimo que deve ter em atenção antes de colocar o seu imóvel para venda mas existem outras ações que poderão também ajudar na promoção do seu imóvel: um site dedicado à venda, uma placa de venda, a visita virtual, folhetos, vídeos, filmagens por drone entre outras. Todas estas ações podem ser executadas caso o imóvel o permita e justifique.

Legalmente existe ainda outro ponto importante a ter em conta: o Certificado Energético. Promover um imóvel em Portugal só é permitido se o imóvel tiver certificado energético.

 

2ªfase – Execução de ações

Depois de ter tudo preparado está na hora de passar à ação e começar efetivamente a promover o seu imóvel.

Existem dois tipos de promoção que podem ser feitas: local e online.

  • Promoção local

Esta promoção é feita na zona onde se insere o imóvel. Dirige-se à vizinhança e também a todos os que passam na zona. Para este tipo de promoção o mais normal é recorrer a uma placa de venda, folhetos promocionais e cartas direcionadas aos vizinhos a informar que a casa vai ser vendida analisando um possível interesse. Atualmente este tipo de promoção tem um risco de segurança acrescido pois estamos a informar que estamos disponíveis para abrir a porta de nossa casa para visitas de desconhecidos e nunca sabemos verdadeiramente as intenções de quem quer visitar.

  • Promoção Online

A verdade é que a grande maioria dos contactos vem por esta via e principalmente através dos portais imobiliários existentes. Os imóveis devem sempre estar expostos em todos os portais disponíveis e preferencialmente em destaque. Quem procura casa dificilmente passará as três primeiras páginas de visualização. As empresas de mediação imobiliária conseguem habitualmente melhores resultados do que os particulares nestes portais. Como promovem mais do que um imóvel os portais imobiliários acabam por favorecer quem mais os “alimenta” colocando os seus imóveis em destaque.

 

3ªfase – Avaliação de Resultados

A terceira e ultima fase do processo de promoção é medirmos e analisarmos os resultados como habitual em qualquer tipo de ação que realizamos.

Para analisarmos os resultados de uma promoção de imóvel devemos colocar duas cartas sobre a mesa: Quantos pedidos de informações e marcação de visitas tivemos e de onde vieram. Só analisando estes dois dados conseguimos perceber o que podemos ou não melhorar.

Quando o imóvel tem a promoção feita de forma correcta e não gerou pedidos de informação e marcação de visitas isso pode querer dizer uma de duas coisas. Ou o preço do imóvel está fora da realidade do mercado ou então a zona em questão não tem procura.

Se o problema for o preço desajustado o processo de encontrar o preço certo para o imóvel deve ser realizado novamente. Se o problema for a falta de interesse na zona do imóvel então isto poderá indicar que o imóvel vai demorar algum tempo a ser vendido.

É extremamente importante medir a promoção que fazemos para podermos ajustar parâmetros e chegar ao resultado mais desejado: vender a nossa casa!

 

Para responder à questão “Como promover um imóvel para venda?”  concluímos então que é importante uma boa preparação da divulgação para que a promoção seja eficiente e eficaz e nunca se esqueça de medir os resultados, só assim fará uma venda com sucesso!

Ver vídeo do tema aqui.

Caso tenha alguma dúvida deixe nos comentários!

Desejo-lhe um negócio de sucesso!

Obrigado,

Hugo Silva

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